O Projeto foi implantando em um prédio de 107 anos, localizado na Rua Alferes José Caetano, em Piracicaba, tombado em nível integral pelo CONDEPAC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural).
Sua revitalização resgata a memória coletiva e sua história pessoal. Um exemplo de obra eclética, cujas técnicas construtivas mais elaboradas foram trazidas por imigrantes, principalmente italianos. O objetivo do projeto foi a total revitalização do volume arquitetônico e seus adornos para atender ao novo uso, e implantar um restaurante, criando um espaço contemporâneo, que abrigasse pitadas das Steaks Houses dos EUA, mas com personalidade e detalhes únicos. O pedido do cliente foi um espaço contemporâneo emoldurado pela história restaurada.
E, para conseguir atender às necessidades dos clientes, o forro de gesso foi um ponto determinante no projeto. Com um pé direito de quatro metros, o forro de gesso desempenhou um papel tão importante neste projeto, não só por seu desempenho e infinitas possibilidades estéticas, mas também por ser um material leve, já que um prédio de 107 anos impunha limitações estruturais. Além disso, o desempenho e o isolamento acústicos dos materiais foi outro fator fundamental para o funcionamento do restaurante em um bairro de zoneamento misto, com restrição de barulho a partir de determinado horário.
Por isso, além dos painéis ST, dos quais usamos 25 chapas, optamos também pelos painéis Gypsom Q10N8 (1,20 x 2,40 m), e foram utilizadas 30 chapas. Essas placas foram escolhidas dentre tantas outras no mercado, pois possuem juntas não aparentes, tendo grande desempenho estético e técnico.
Foi analisada ainda a curva de absorção do som para comprovar a eficiência do produto, juntamente com a empresa que executou o serviço, a Arte Gesso em Piracicaba, escolhida pois é uma das poucas que possui o selo Gypsum Pro, garantindo a eficiência e a qualidade do resultado do projeto, já que trabalha dentro das normas e com materiais normatizados.
Além disso, as placas Gypsom são sofisticadas e permitem a aplicação de qualquer cor. O forro foi todo confeccionado com lã de vidro para aumentar o desempenho acústico e a absorção do som. Seu desenho personalizado e único conferiu ao local personalidade, contemporaneidade e eficiência de desempenho.
O desenho desenvolvido para o forro teve como objetivo setorizar o espaço, através de uma “grande sanca curva”, confeccionada com painéis Stander de 6mm, o ideal para curvas com raios pequenos, como a deste projeto. Ela demarca os pontos mais importantes do espaço, o grande bar e os booths (mesas com confortáveis sofás).
A sanca parece estar descolada do forro, passando uma sensação incrível de leveza. Fazendo um contraponto a esta leveza, lenhetos de madeira foram sobrepostos a painéis stander de 12mm. A sanca do bar abriga ainda dois nichos revestidos totalmente de espelho, que abriga as garrafas. Além disso, o trabalho com o sistema drywall, com painéis acartonados, possibilitou a criação de iluminação indireta, não agressiva, resultando em um ambiente moderno e acolhedor.